Novo Player! Video & Música, clique sobre a imagem ou use o nosso Menu.



A DEPRESSÃO

Todos nós estamos sujeitos à depressão em algum momento da vida. Grandes homens de Deus como Lutero, o reformador da idade média, e o profeta Elias, passaram por depressão. Portanto, ninguém é melhor por não estar deprimido e ninguém é inferior por estar deprimido. Às vezes temos vontade de fugir e ir para um lugar onde ninguém nos veja. É normal também, em alguns momentos, ter vontade de morrer, porque parece que não há mais sentido continuar neste mundo. Entretanto, o nosso sofrimento deve ser na presença de Deus. O profeta nunca desistiu de Deus e não tentou fazer nada contra sua vida. Mesmo deprimido, reconheceu que Deus estava no controle da situação. A nossa confiança em Deus não pode ser abalada e o que já sabemos a respeito de Deus não pode ser mudado.
Este texto nos mostra que nunca somos desamparados por Deus. O profeta Elias fugiu para o deserto, mas o Senhor estava lá. Elias estava com fome deitado embaixo de uma árvore dormindo, mas um anjo de Deus foi enviado para atender o servo que estava deprimido. Não devemos tentar esconder nada de Deus. Se estamos alegres, devemos falar sobre isso com Ele, mas se estamos deprimidos, também devemos falar-lhe. O anjo trouxe alimento e uma orientação. Quando colocamos o nosso problema nas mãos de Deus, Ele vem em nosso socorro. O melhor alimento para uma pessoa deprimida é a Palavra de Deus, seguida da orientação para realizarmos alguma tarefa sob Sua direção.
O Profeta Elias estava deprimido, mas ainda ouvia Deus. Não podemos chegar ao ponto de abandonar Deus. A primeira ordem que ele recebeu foi de ir até o Monte Horebe, que ficava a aproximadamente 240km. Horebe foi o monte onde Abraão foi oferecer Isaque em sacrifício, foi o lugar chamado Eira de Onã que Davi comprou para oferecer holocausto e foi também o local onde construíram o Templo. Era portanto, um lugar muito sagrado. Ir à Horebe, significa hoje ir à Igreja, louvar o Senhor e estudar a Palavra de Deus. Ir à Horebe, quer dizer, desistir da depressão e parar de olhar para os problemas desta vida.
O profeta estava deprimido mas mesmo assim andou quarenta dias até chegar ao Monte Horebe. Isso quer dizer que ele só andou em média seis quilômetros por dia, o que é muito pouco para um homem adulto e sadio. Como estava deprimido, andou bem devagar, mas andou. Quando estamos saindo de uma depressão, andamos lentamente, mas não devemos parar. O segredo da vitória está em obedecer toda a orientação do Senhor.
Elias foi recompensado. Pediu para morrer como indigente no deserto, mas morreu na presença do profeta Eliseu e mais cinquenta seminaristas que o viram partir para o céu numa carruagem de fogo. Deixe todos os seus problemas nas mãos de Deus e você terá vitórias.




Pr.Azair F. Corrêa, contribui com este blog através dos Estudos dos Grupos de Comunhão, que são Ministrados todas as Quintas nos lares dos membros da Primeira Igreja Batista de Itaguaí-RJ.

Nenhum comentário: